quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Minha meditação em "Jesus acalma uma tempestade"

Olá, tudo bem? Espero que você esteja bem. Entretanto, se você não está, se você está atravessando tempestades na sua vida, sinta-se mais do que bem-vindo a ler as linhas que abaixo. Elas são o resultado de uma revelação que Deus me deu em um momento de meditação. Eu espero que você seja abençoado pelas palavras de Deus. As palavras vivas que falam no nosso íntimo.


Jesus acalma uma tempestade



(Lucas 8:22-25)



22Ora, aconteceu certo dia que (Jesus) entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram.

23Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam.

24Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.

25Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?




Antes de começar o estudo nos versículos acima, eu gostaria de comentar sobre o fato de que este é o capítulo 8. Eu tenho certeza de que você notou. Eu gostaria de relembrá-lo de que Jesus já tinha feito vários milagres na sua estadia neste mundo. Ele já tinha curado o servo do centurião, ressuscitado o filho de uma viúva, curado um paralítico, um homem com lepra e etc. Ah, Jesus também já tinha feito os discípulos acharem peixe depois de tentarem sem sucesso.

Entretanto, este é o primeiro capítulo no livro de Lucas que mostra os discípulos com problemas. Jesus já havia feito vários milagres mas parece que os discípulos tinham esquecido. Você, também, pode ter esquecido os muitos milagres que Jesus tem feito na sua vida, mas Jesus NÃO esqueceu.


Tendo dito isto, eu gostaria de começar analisando cada versículo. Então, aqui vamos nós.



Versículo 22: Por favor, você poderia por gentileza ler o versículo novamente e responder a seguinte pergunta:

"QUEM convidou QUEM para entrar no barco? É Jesus que convida os discípulos OU os discípulos que convidam Jesus?"


Diz que JESUS entrou num barco. Por favor, pense comigo: não sabemos nós que Deus conhece TUDO e Jesus, sendo O filho de Deus, sabia que uma tempestade aconteceria? Então, você não acha que Jesus levou os discípulos para o barco por uma razão? Jesus tem uma lição para você e ELE MESMO levará você para o local em que você irá aprendê-la.


É JESUS quem está levando você para uma tempestade. Interessante, não? SIM. Então, se é Jesus quem está levando você para uma tempestate e Jesus sabe de tudo... Eu só tenho a dizer: "relaxe e confie nEle".

Mas existe um detalhe sobre isso: Jesus quer levar você de UM LUGAR para outro. Jesus está dizendo: "Passemos à outra margem do lago". Existe uma missão para ser realizada.

A história não diz o "porquê" Jesus quer ir para o outro lado. Jesus também NÃO SE EXPLICA para os discípulos. E acontece o mesmo com você. Deus está dizendo para você ir, simplesmente VÁ! Deus está com você. Os discípulos não perguntam o motivo, eles simplesmente OBEDECEM.

Versículo 23: Jesus adormece no barco. Sabe quando existem ocasiões na sua vida em que você está trabalhando para Deus e então você diz: "deixa comigo, "EU" consigo dar um jeito"? Jesus poderia ter ajudado os discípulos a remarem para o outro lado, mas Jesus DORMIU. Eu sei que Jesus poderia estar acordado mas Jesus sabia que a tempestade viria. Eu fico imaginando o que teria acontecido se Jesus estivesse acordado. Você pode pensar que às vezes Jesus não está fazendo muito na sua vida, como se Jesus estivesse dormindo. Mas JESUS ESTÁ ali com você, dentro do barco com você, deixando você trabalhar, fazer a sua parte e... e... vamos continuar...


Eu não acho que os discípulos esperavam uma tempestade. Você poderia, por favor, olhar novamente para o verso 22? Diz que é um LAGO. Eu não entendo muito de geografia, mas eu não espero ver tempestades em um lago, principalmente se Jesus está comigo. A Bíblia diz que "os discípulos estavam em perigo". Não diz que eles afundaram mas que eles estavam em perigo. Não diz que eles tentaram resolver o problema por si. Alguns dos discípulos ESTAVAM ACOSTUMADOS A ESTAR NO MAR, pescando.
Porém, eles estavam em um LAGO e eles vão diretamente a Jesus. Comparando isso, eu poderia dizer que os discípulos são considerados como crianças e que Jesus é o pai deles. Você não faz o mesmo quando você é uma criança e tem um problema? A primeira coisa que você faz não é correr para os seus pais, que são habilitados a resolver o problema para você? Aqui nós podemos ver os discípulos fazendo o mesmo. A primeira coisa que eu faço quando eu estou em perigo é pensar no meu pai, que estaria ali para me proteger. Então, trate Deus como seu Pai, porque Deus está aqui para ajudar.

Versículo 24: observe as primeiras palavras, por favor: "chegando-se a ele".

Os discípulos vão ao encontro de Jesus. Eu acho que Jesus poderia ter deixado os discípulos sozinhos e observar de longe o desespero dos discípulos. MAS Jesus ESTAVA lá com eles. Jesus sabia que a tempestade viria e Ele poderia ter dito aos discípulos para atravessar o lago sem Ele e observar como os discípulos agiriam. CONTUDO, não é isto o que vemos. Nós vemos um Deus que é PRESENTE, que está lá no BARCO com você. Foi Jesus quem levou os discípulos para lá. Deus não deixa um problema acontecer e fica distante. Deus está no barco com você, Deus está no meio do problema COM VOCÊ!

Algo importante sobre os discípulos é que eles SABIAM que Jesus poderia resolver o problema deles porque eles chamaram a Jesus de "Mestre, Mestre". Eles sabiam QUEM Jesus é. Minha pergunta é: Jesus era pescador? Jesus tinha experiência com barcos no meio do mar como os discípulos tinham? A Bíblia diz que Jesus trabalhava com carpintaria. Era o trabalho dos discípulos de lidar com barcos. Os discípulos podem conduzir barcos, mas eles pedem a ajuda de Jesus. Eles queriam que Jesus resolvesse o problema.

Às vezes nós pensamos que Jesus não entende os nossos problemas, que Ele não "esteve em nossas condições". Mas Jesus viveu 33 anos neste mundo para nos entender e nos dar a sensação de "EU SEI O QUE VOCÊ QUER DIZER, O QUE VOCÊ ESTÁ PASSANDO". No fundo, os discípulos sabiam que Jesus poderia achar uma solução para a situação.
Jesus acalma a tempestade.



Você reparou que Jesus está parando a natureza por você? Deus está movendo montanhas, Deus está parando a tempestade. Você já viu uma tempestade? É algo MONSTRUOSO que nos circunda em grandiosidade, que nos deixa com medo ao ver, ouvir e chover em nós. E é exatamente isto que Deus está parando POR NÓS. Deus está parando a natureza. Um momento, por favor. QUEM controla a natureza? Diga-me, por favor. Bom, é Deus quem controla a natureza. E lembra que Jesus escolheu uma tempestade, um exemplo GRANDE. Agora, quão pouco é para Deus parar um vírus, uma coisa infinitamente pequena que está causando Câncer, Aids ou simplesmente uma gripe... Deus pode parar uma tempestade por você, DEUS pode parar o vírus também por você. Simplesmente chame o nome de Jesus e, como os discípulos, ACREDITE que Jesus pode resolver o seu problema.

Mais tarde, a Bíblia fala que " fez-se a bonança".

No versículo 22 não diz que estava calmo antes de eles entrarem no barco. Talvez o lago estava um pouco agitado... Mas NÃO importa, depois do problema, tudo ficará CALMO.

Será MELHOR do que estava no começo. Quando Jesus disse aos discípulos a entrarem no barco, não diz que estava calmo. Você não "sente" paz. Mas depois de ler o versículo 24, você na realidade SENTE esta paz e é automaticamente depois que Jesus acalma a tempestade.

Versículo 25: Você poderia, por favor, observar este versículo e me dizer o que Jesus pergunta aos discípulos?
Obrigada.


Jesus pergunta onde está a fé deles?

Jesus poderia ter dito a eles: "vocês podem acalmar a tempestade".

Mas Jesus queria que eles olhassem dentro deles e averiguassem ONDE a fé deles estava.

Jesus NÃO disse que eles NÃO tinham fé. Jesus perguntou ONDE a fé deles estava. De tempo em tempo eu deixo a minha fé debaixo do meu lençól e vou para a escola. De tempo em tempo eu escondo a minha fé. Às vezes, para resolver a minha vida, ocupada com minhas coisas, eu escondo a minha fé. E diz no versículo que os discípulos estavam com MEDO. DUAS PALAVRAS. FÉ e MEDO. Mas "FÉ" vem antes no dicionário. É mais fácil ter medo. Em Inglês, a palavra medo é traduzida "Fear"e "fé" é traduzida para "Faith" e o som do "th" é difícil de pronunciar. Nós temos que praticar a pronúncia da palavra "fé". A mesma coisa com a nossa fé, nós temos que PRATICÁ-LA. Então, pratique a sua fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).
Quando Jesus perguntou a eles onde a fé deles estava, eles não responderam. Eles não tiveram a atitude de responder. Ao invés disso, eles estavam atemorizados, perguntando uns aos outros: "Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?"


Eu vejo Jesus mostrando aos discípulos que Ele tinha o poder até mesmo sobre a natureza. Jesus mostrou aos discípulos muitos milagres com doenças e agora Jesus está mostrando um milagre com a natureza.



Depois de terminar este estudo, eu vi uma amiga reclamando no seu Facebook que ela estava atrasada por causa de uma tempestade. Eu achei isso irônico, porque eu estava fazendo esta meditação. Abençoadas são as tempestades que Deus coloca nas nossas vidas. Eu não estou dizendo para amar os nossos problemas MAS AMAR o fato de que Deus toma as tempestades nas nossas vidas para nos ensinar como viver a nossa vida com JESUS.


Resumindo, depois da tempestade, os discípulos aprenderam uma GRANDE lição e conseguiram aprender mais sobre Jesus e o Seu poder. Minha oração é que depois de ter lido este texto, você possa entender o infinito amor e cuidado que Jesus tem por nós. Esta é a minha oração e eu oro em nome de Jesus, o nome acima de todos os nomes.

Toda a glória a Jesus, O Filho de Deus
Amém.
Larissa Fauber

40 comentários:

  1. Parabens!!
    Excelente explicaçao, amei.
    Deus te abençoe grandemente!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dc Cláudio amém excelente entendimento da mensagem clara e explicada.que deus te abençoe sempre

      Excluir
    2. Dc Cláudio amém excelente entendimento da mensagem clara e explicada.que deus te abençoe sempre

      Excluir
  2. Parabens!!
    Excelente explicaçao, amei.
    Deus te abençoe grandemente!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Continue desta maneira amei ver o senhor te usa isso é muito lindo pra quem ama a palavra do todo poderoso

    ResponderExcluir
  4. Continue desta maneira amei ver o senhor te usa isso é muito lindo pra quem ama a palavra do todo poderoso

    ResponderExcluir
  5. Continue desta maneira amei ver o senhor te usa isso é muito lindo pra quem ama a palavra do todo poderoso

    ResponderExcluir
  6. Amém!
    Feliz por ver Deus te usando com tanta sabedoria e simplicidade!
    Deus te abençoe ainda mais com esse dom lindo!
    E que você divida sempre,desse banquete do céu conosco.
    Um abraço.
    Fica na paz

    ResponderExcluir
  7. Gostei, muita sabedoria, que Deus continue te usando. PR jocimar

    ResponderExcluir
  8. Gostei, muita sabedoria, que Deus continue te usando. PR jocimar

    ResponderExcluir
  9. Gostei, muita sabedoria, que Deus continue te usando. PR jocimar

    ResponderExcluir
  10. Querida irmã, quando li o teu texto pude comparar ao que Deus já estava me dizendo, me inspirando e testificando em suas palavras. Pois achei muitas formas de explicar Lucas 8:22-25, mas buscava aquilo que Deus colocava em meu coração e pude achar aqui, na sabedoria que Deus te deu que te usa poderosamente. Que Ele continue te abençoando com esse dom maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Querida irmã, quando li o teu texto pude comparar ao que Deus já estava me dizendo, me inspirando e testificando em suas palavras. Pois achei muitas formas de explicar Lucas 8:22-25, mas buscava aquilo que Deus colocava em meu coração e pude achar aqui, na sabedoria que Deus te deu que te usa poderosamente. Que Ele continue te abençoando com esse dom maravilhoso!

    ResponderExcluir
  12. Parabens q Deus continue te usando poderosamente ,explicao linda.

    ResponderExcluir
  13. Parabens q Deus continue te usando poderosamente ,explicao linda.

    ResponderExcluir
  14. GLÓRIA A DEUS!!!! QUE JESUS CONTINUE TE USANDO NESSA TERRA COM MUITO PODER ATRAVÉS DA SUA PALAVRA.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado. Você me deu conforto, através das Palavras de cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Que Deus te Abençoe e que nós venhamos a estar ligados com Cristo e vigilantes porque Jesus está vindo,e devemos estar cheios do Azeite do ESPIRÍTO SANTO o qual seja dada toda Glória e o Poder para todo Sempre!Amém

    ResponderExcluir
  17. Deus te abençoe vaso é de Deus,muito boa a explicação,amém amém e amém

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Mensagem muito forte, que DEUS continue te usando muito, e te usando grandemente.
    Claudio Jesus, Administrador do blog coracaocomcristo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Mensagem muito forte, que DEUS continue te usando muito, e te usando grandemente.
    Claudio Jesus, Administrador do blog coracaocomcristo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que palavra maravilhosa.
    Deus falou tremendamente ao meu coração.
    Que o Senhor Jesus continue usando a sua vida tremendamente.
    Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus esteja contigo.

    ResponderExcluir
  22. Amém, GLORIA A ELE SEJA DADA PARA TODO SEMPRE. JESUS CRISTO REINA SOBRE TUDO E TODOS.

    ResponderExcluir
  23. Esta palavra e uma grande revelação vinda direta do espírito santo É a traveis deste estudo o es puro santo me fel vários temas para passar para igreja que o Senhor continui te abençoando amém

    ResponderExcluir
  24. Parabéns querida irmã, que Deus continue te capacitando e te inspirando a trazer boas mensagens como esta à todos!

    ResponderExcluir
  25. Glórias a DEUS!!!
    Maravilhosa palavra!
    DEUS abençoe sempre vc 👏🙏

    ResponderExcluir
  26. excelente explanação da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  27. REFLEXÃO DIGNA DE QUEM TEM A PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA. JESUS ABENÇOE VOSSA VIDA E FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Amém muito forte o estudo. DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom esse estudo bíblico parabéns eu estou precisando estudar mais a palavra de Deus obrigado.

    ResponderExcluir
  31. q o senhor Jesus Cristo te continue ti usando com essa sabedoria amém glória

    ResponderExcluir